Mensagem de Boas Vindas

Bem vindo à página da Embaixada de Portugal em Windhoek cujo objetivo é facultar informação relevante a todos utentes mas também proporcionar uma primeira janela de contacto a todos os namibianos com Portugal.

O nosso propósito é de que todos os internautas possam encontrar aqui informações úteis e clarificar eventuais dúvidas pelo que tentaremos manter atualizados os conteúdos mas desde já se sublinha que a informação disponibilizada não exclui a consulta da legislação aplicável a cada situação.

Por fim, transmitimos os votos de felicidade e a saudação calorosa do Embaixador de Portugal, Luís Gaspar da Silva, para todos os portugueses e seus familiares residentes neste belíssimo país, bem como para os nossos amigos namibianos, com quem repartimos séculos passados e com quem queremos continuar a partilhar o futuro.

Para maior facilidade de consulta, são também disponibilizados os links que permitirão aceder a outros portais de interesse público em Portugal e na Namíbia.

Mais notíciasNotícias

As Nações Unidas, com o apoio dos Governos de Portugale  do Quénia, vão acolher a Conferência dos Oceanos da ONU em Lisboa, de 27 de Junho a 1 de julho de 2022.

Veja através do seguinte link a mensagem do Enviado Especial para os Oceanos, Embaixador Peter Thomson, relativa à mesma. 

A 17 de maio de 2004, foi lançado o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia (IDAHOT), que marca a luta pela igualdade e dignidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBTI), bem como a defesa de políticas públicas inclusivas em relação a estas mesmas.

 

Portugal defende a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTI através de diferentes formas:

  • Um dos exemplos mais prementes de tal é a implementação do Plano de Ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e caraterísticas sexuais (2018-2021), um dos três planos de ação constantes da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual (2018-2030);
  • Tem também apoiado iniciativas de proteção dos direitos das pessoas LGBTI em fóruns multilaterais, designadamente através do copatrocínio das resoluções do Conselho de Direitos Humanos da ONU;
  • É membro da Equal Rights Coalition (ERC), um organismo intergovernamental composto por 42 Estados-Membros que se dedica à proteção dos direitos das pessoas LGBTI;
  • No mais recente relatório da Rainbow Europe (2021) acerca da condição legal e política das comunidades LGBTI, por exemplo, Portugal ocupava a 4.ª posição entre 49 países europeus analisados.

 

Portugal continuará a reivindicar os nossos direitos a viver as nossas sexualidades e a expressar livremente o(s) nosso(s) género(s), bem como a advogar pela eliminação de todas as formas de discriminação e violência com base na orientação sexual e identidade de género. Enquanto comunidade, os nossos direitos só estarão seguros quando se aplicarem a todos.

No passado dia 5 de maio, comemorou-se a efeméride com um conjunto de convidados e estudantes de Língua Portuguesa na Namíbia, tendo apresentado a Embaixada de Portugal em Windhoek uma exposição intitulada “O Potencial Económico da Língua Portuguesa”, em colaboração com o Instituto Camões I.P.

O evento contou ainda com a declamação de obras de distintos poetas de Língua Portuguesa, nomeadamente Fernando Pessoa, Francisco José Tenreiro, Luandino Vieira e Gonçalves Dias. Estes foram lidos por alunos da University of Namibia (UNAM), de St. Pauls College Namibia e da Amazing Kids Private School.

Aceda ao vídeo do evento aqui.

Contactos

4 Karin Street, Ludwigsdorf
Windhoek
P O Box 443, Windhoek
Namíbia

windhoek@mne.pt
Facebook LinkedIn 

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático